sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ÁREA DE PROJECTO





Área de Projecto

Se desejas aproveitar as vantagens de trabalhar em grupo.
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Procura a companhia de colegas motivados e responsáveis.
Define, com os teus colegas os objectivos do trabalho.
Empenha-te na realização das tarefas que te são confiadas.
Respeita as regras estabelecidas em grupo.
Adopta um estilo de liderança flexível, quando exerces a função de Coordenador.
Acredita que o trabalho em grupo favorece a aprendizagem e a formação pessoal e social.
Cultiva boas relações humanas com todos os teus colegas.


I. A Escolha dos Colegas

Constituição do grupo (5 elementos)
Antes de seleccionar um amigo, é preciso questionar bem:

• «Ele quer trabalhar ou apenas conviver?»
• «Ele quer trabalhar comigo ou quer que eu faça o trabalho dele?»


Os melhores aliados para a realização de um trabalho sério são:
- Colegas motivados
- Colegas responsáveis
- Se forem também amigos, óptimo!


II. Definição de Objectivos

Necessidade de saber o que se pretende atingir, antes de se iniciar a realização de qualquer tarefa (seja ela proposta pelo professor ou da iniciativa dos alunos).


III. Distribuir Tarefas

- Decidir por consenso a divisão do trabalho.
- Cada aluno fica a saber qual o seu papel e qual o papel dos seus colegas.
- Todos cooperam de modo activo, empenhado e responsável para atingir objectivos comuns.


IV. Estabelecer Regras

- Que aconteceria num jogo de futebol se não houvesse colaboração disciplinada entre os jogadores da equipa?
- Que aconteceria num concerto se cada elemento da orquestra tocasse a música ao ritmo que lhe desse jeito?
- E que aconteceria num trabalho de grupo se cada aluno procedesse ao sabor dos seus impulsos momentâneos?


A existência de regras facilita a coesão do grupo, o trabalho e as relações humanas.


V. A Coordenação do Grupo

-Funções essenciais do coordenador de grupo:
  Motivar o grupo na realização tarefas nos prazos previstos.
  Criar um clima favorável à participação de todos os elementos, estimulando os tímidos e controlando os faladores e indisciplinados.
  Facilitar a comunicação interpessoal, sendo mediador imparcial (não juiz) nos eventuais conflitos.

-Liderança democrática (envolver todos os colegas na tomada de decisões)
-E não a liderança autoritária, onde decide sozinho e diz aos outros o que fazer, como fazer e quando fazer.
-Tem que ter boa capacidade de trabalho e ser competente na arte de lidar com as pessoas.


VI. Relações Humanas

-Regras para boas relações interpessoais:

1. Escutar os outros;
2. Ter auto domínio;
3. Ser tolerante;
4. Oferecer elogios;
5. Usar o bom humor.


VII. A Aprendizagem e a Formação Pessoal e Social

- Em grupo os alunos aprendem uns com os outros.
- O simples debate de ideias, torna o trabalho menos aborrecido, estimula a criatividade e faz progredir a aprendizagem.
- Uma pessoa aprende e recorda melhor aquilo que discute do que aquilo que apenas lê.
- Em grupo os alunos aprendem a conhecer-se melhor. Enriquecem o seu modo de ser, pensar e agir. Exercitam a responsabilidade, tornam-se mais abertos ao diálogo, capazes de fazer críticas e aceitar críticas com humildade.
- Cultivam o espírito democrático.
- Desenvolvem a capacidade de lidar com os outros.



Adquirir e aperfeiçoar, na escola, um saudável espírito de equipa
é indispensável para a própria vida profissional.

Cada vez mais se verifica que os grandes projectos

e as grandes realizações são obra de grandes equipas.
O sucesso, hoje, nasce da aptidão
para trabalhar em grupo.


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